Causas da exclusão escolar

Causas da exclusão escolar

Este módulo contempla os seguintes perfis:

Passadas três décadas da aprovação da Constituição Federal que garante o direito à Educação a todos(as) os(as) brasileiros(as), o país ainda registra mais de 1,7 milhão de crianças e adolescentes fora da escola (Pnad/IBGE, 2018).

Para que a implementação da Busca Ativa Escolar seja mais eficiente no enfrentamento desse fenômeno, é preciso, antes de mais nada, entender quais as causas da exclusão escolar.


O contexto de exclusão escolar

São muitas as razões para crianças e adolescentes estarem fora da escola. Algumas são comuns no Brasil inteiro, outras diferem por características regionais. Conheça um panorama e alguns exemplos no vídeo abaixo:


Os alertas e casos que constam na plataforma fornecem um cenário melhor das causas de exclusão, permitindo analisar, com base em evidências, quais as ações mais adequadas para enfrentá-las.

Sabemos, por exemplo, que em todas as faixas etárias, a maior parte das crianças e dos(as) adolescentes que está fora da escola ou em risco de exclusão escolar é do sexo masculino, negra, vive em famílias de baixa renda, e tem pais, mães ou responsáveis com pouca escolaridade. Também são vítimas da exclusão escolar as crianças e os(as) adolescentes quilombolas, indígenas, com deficiência. Veja mais causas a seguir.


As principais causas de exclusão escolar

Apesar de a exclusão escolar afetar todas as faixas etárias da educação básica obrigatória, há algumas em que ela se faz mais presente.

Entre os adolescentes de 15 a 17 anos de idade, mais de 1,2 milhão estavam fora da escola, segundo a Pnad/2018. Certamente são adolescentes que já frequentaram a escola e que a abandonaram em algum momento.

Os dados indicam que 11,8% dos adolescentes mais pobres tinham abandonado a escola em 2018, sem concluir o ensino médio. Esse percentual é oito vezes maior do que os adolescentes de famílias mais abastadas, em que o índice é de 1,4%.

Isso acontece porque muitas das demandas e necessidades das populações mais vulneráveis não chegam a ser incluídas na agenda das políticas públicas. Vamos ver, a seguir, um caminho para enfrentar essa realidade.


Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente

Nem a escola nem qualquer instituição sozinha dará conta de resolver o problema da exclusão escolar com a urgência necessária. É preciso um trabalho intersetorial, envolvendo toda a rede de proteção atuante no território. Por isso existe o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA).



Saiba mais

Conheça melhor o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente: