Conheça os perfis da Busca Ativa Escolar
A Busca Ativa Escolar envolve diversos(as) atores/atrizes sociais – estejam eles(as) ligados(as) aos governos municipal ou estadual, ou às organizações da sociedade civil organizada. Cada profissional tem um importante papel na estratégia e, por consequência, na implementação da metodologia e da ferramenta tecnológica que dão vida a ela.
Clique nas abas abaixo e conheça o perfil e as funções desses(as) profissionais nos municípios e nos estados.
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GP
Gestor(a) Político(a)
Função
Liderar o processo de articulação política da Busca Ativa Escolar. É o(a) gestor(a) político(a) quem convoca secretarias e organizações da sociedade civil para formar o comitê gestor da Busca Ativa Escolar; garante o trabalho intersetorial; analisa e propõe políticas a partir dos diagnósticos gerados; realiza encaminhamentos que possam resultar na (re)matrícula das crianças e adolescentes do município que estejam fora da escola.
Perfil
Ter conhecimento e experiência em gestão pública; capacidade de liderança e de articulação; acesso ao(à) prefeito(a); entrada em secretarias de diferentes políticas públicas; e facilidade de comunicação.
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CO
Coordenador(a) Operacional
Função
Elaborar e acompanhar a execução do Plano de Ação e a implementação de todas as atividades da Busca Ativa Escolar. É este(a) profissional quem coordena o trabalho da equipe; conduz as reuniões intersetoriais; configura e acompanha a plataforma; e, juntamente com o(a) gestor(a) político(a), realiza as articulações necessárias para a resolução dos casos.
Perfil
Ter liderança para coordenar a equipe em encontros de formação; capacidade de mediar discussões e fazer encaminhamentos; facilidade de comunicação oral e digital; conhecimento da realidade do município e da estrutura da administração pública.
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SI
Supervisores(as) Institucionais
Função
Realizar a gestão dos casos para encaminhamento aos diversos serviços públicos. É ele(a) quem acompanha o trabalho dos(as) profissionais de campo nas secretarias ou demais órgãos; designa visita dos(as) técnicos(as) verificadores(as); e monitora os casos sob sua supervisão. Também participa do planejamento e das reuniões intersetoriais.
Perfil
Ter conhecimento técnico referente à sua área de atuação, ao funcionamento da secretaria e à administração pública como um todo; capacidade de articulação e de coordenação de grupos; e facilidade de comunicação.
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TV
Técnicos(as) Verificadores(as)
Função
Fazer a visita domiciliar às famílias das crianças e adolescentes que estejam fora da escola a fim de realizar pesquisa detalhada; produzir análise técnica sobre os casos encontrados; e sugerir os encaminhamentos necessários a serem feitos pela Administração.
Perfil
Conhecer técnicas de abordagem familiar; ter clareza sobre a necessidade de sigilo e discrição quanto aos dados coletados e situações vislumbradas; possuir, preferencialmente, formação acadêmica em áreas voltadas ao serviço social e ao atendimento comunitário, tais como assistência social, psicopedagogia, psicologia, orientação educacional etc.
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AC
Agentes Comunitários(as)
Função
Identificar, nos territórios onde atua, crianças e adolescentes que estão fora da escola, e emitir alertas sobre essas situações.
Perfil
Conhecer bem o território em seus aspectos socioculturais e econômicos; ter bom relacionamento com a comunidade; zelar para que a abordagem familiar seja realizada com sigilo, ética e respeito. Pode ser profissional da Administração Pública ou de organizações da sociedade civil, como liderança comunitária ou religiosa; agente de saúde; agente de endemias; visitador(a) do Programa Criança Feliz; assistente social do CRAS ou CREAS; profissional de escola, entre outros.
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GE
Gestor(a) Estadual
Função
Tomar as decisões macro para a implementação da estratégia em âmbito estadual, sendo responsável por: nomear o(a) coordenador(a) estadual e os(as) supervisores(as) estaduais; organizar a composição do Comitê Estadual e convocar as reuniões; coordenar o processo de mobilização e de articulação dos municípios; gerar relatórios sobre a situação do estado a partir dos dados inseridos na plataforma; fomentar a intersetorialidade entre os órgãos do estado; e propor ações e/ou políticas públicas visando ao enfrentamento da exclusão escolar.
Perfil
Possuir amplo conhecimento sobre o sistema estadual de ensino, seus principais problemas e indicadores; conhecimento sobre a estrutura e a dinâmica de funcionamento da secretaria de educação e da rede estadual; capacidade de liderança, de comunicação e de diálogo para mobilizar os municípios e apoiá-los na adesão e na implementação da estratégia; experiência anterior em gestão pública para articular com os municípios ações conjuntas que contribuam para o fortalecimento do regime de colaboração.
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- Perfis, plano de ação e formação
- O retorno à escola e a permanência do(a) estudante
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CE
Coordenador(a) Estadual
Função
O(a) coordenador(a) estadual é o(a) profissional responsável pelo gerenciamento da estratégia, tanto no âmbito da metodologia, quanto do uso da plataforma. Tem o papel de garantir o fluxo de casos encaminhados pelos municípios para a (re)matrícula em escolas do sistema estadual de ensino. Realiza, no cotidiano, a articulação do sistema estadual de ensino com os municípios, em torno das ações da estratégia. Entre suas atribuições estão: redistribuir os casos recebidos; formar, acompanhar e apoiar os(as) supervisores(as) estaduais das regionais/coordenações/diretorias de ensino; visualizar e extrair relatórios analíticos e debatê-los nos encontros do Comitê Gestor Estadual para análises e encaminhamentos.
Perfil
Ter amplo conhecimento da realidade educacional do estado; experiência em liderar equipes; capacidade de escuta e de diálogo; organização para manter uma rotina de acompanhamento da plataforma; capacidade de análise para detectar dados importantes sobre a exclusão escolar que devam ser extraídos da plataforma e apreciados pelo(a) gestor(a) estadual e pelo Comitê Gestor Estadual.
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SE
Supervisor(a) Estadual
Função
O(a) supervisor(a) estadual é o(a) profissional que terá mais proximidade na relação com os municípios no cotidiano da estratégia. Ele tem o papel de identificar as vagas nas escolas estaduais; efetuar as (re)matrículas de crianças e adolescentes encaminhados(as) pelos municípios da jurisdição de sua diretoria/coordenadoria/regional de ensino; registrar os dados na plataforma; e acompanhar esses(as) estudantes pelo período de um ano consecutivo à (re)matrícula para garantir sua permanência na escola e evitar novo abandono ou evasão.
Perfil
Ter conhecimento técnico referente à sua área de atuação, ao funcionamento da secretaria estadual de educação e a escolas e gestores(as) da rede estadual de ensino, com os quais irá interagir no trabalho cotidiano; sensibilidade para tratar os casos sob sua responsabilidade, buscando a escola que melhor possa atender à necessidade de cada estudante; capacidade de orientar os(as) gestores(as) dessas escolas a apoiar e estimular os(as) estudantes.
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