Verificação do Censo Escolar 2022 ocorre até 30 de setembro

Por Inep

26.09.2022
Verificação do Censo Escolar 2022 ocorre até 30 de setembro

Procedimento visa aprimorar o controle de qualidade das informações declaradas na pesquisa. Visitas serão realizadas em 10 municípios de 4 estados

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza, até o dia 30 de setembro, a Verificação in Loco do Censo Escolar 2022. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações para aprimorar o controle de qualidade das informações declaradas na pesquisa estatística. Este ano, o Instituto retorna ao formato das visitas presenciais às escolas e redes de ensino, já que, em 2020 e 2021, a verificação foi remota, em virtude das medidas sanitárias relacionadas à pandemia de covid-19.

Foram selecionados 10 municípios de 4 estados (Bahia, Ceará, Maranhão e Pará) para compor a amostra. A escolha das cidades foi feita com base no Mapa de Riscos – ferramenta que categoriza os locais com variações significativas no número de matrículas declaradas ao Censo Escolar. O mapa é elaborado com base na taxa de risco (espécie de alerta para possíveis fragilidades nas informações). A taxa é calculada a partir de indicadores que consideram as matrículas observadas e esperadas, a variação do número de matriculados nos últimos quatro anos, inconsistências na trajetória escolar dos alunos, além de denúncias de erros nos dados informados.

Verificação in Loco – Servidores do Inep e técnicos das Coordenações Estaduais do Censo Escolar realizarão as visitas. Durante a verificação, será solicitada aos dirigentes responsáveis a documentação para comprovar as informações fornecidas no Sistema Educacenso — o que inclui fichas de matrícula dos alunos, diários de classe, cadernetas de chamada das turmas e documentos relacionados ao processo de enturmação dos alunos. Serão verificados, ainda, aspectos de infraestrutura das escolas e também de formação dos profissionais escolares, para comparação com os dados declarados.

Conferência – Os resultados preliminares da primeira etapa do Censo Escolar 2022 estão disponíveis para consulta. Até o dia 18 de outubro, as escolas têm a oportunidade de alterar ou complementar as informações com dados que não foram informados na coleta.

Acesse o Sistema Educacenso

Saiba mais sobre o Censo Escolar