Tecnologia educacional auxilia secretarias municipais a garantir acesso com qualidade aos estudantes com deficiência

Por Itaú Social

13.08.2021
Tecnologia educacional auxilia secretarias municipais a garantir acesso com qualidade aos estudantes com deficiência

Iniciativa do Programa Melhoria da Educação, do Itaú Social, tem por objetivo auxiliar na implementação de ações de gestão inclusiva, que permita acesso a todos nas escolas regulares 

Para garantir o direito pleno à educação, as escolas regulares precisam assegurar a matrícula de todos os alunos em suas classes regulares, com os apoios necessários. Para auxiliar as secretarias municipais de educação nesta missão, o Itaú Social lançou a tecnologia educacional “Gestão inclusiva: pessoas com deficiência”, que tem por objetivo a implementação de ações para que todas as crianças, adolescentes e jovens com deficiência em idade escolar sejam matriculados e que tenham a garantia da aprendizagem. 

As secretarias municipais de educação são responsáveis pela promoção de estratégias para que a gestão pense e estabeleça ações e metas em conjunto com as pessoas com deficiência, considerando as legislações vigentes e a pluralidade das comunidades escolares. A tecnologia educacional, elaborada com a parceria técnica do Instituto Rodrigo Mendes e testada por meio do programa Melhoria da Educação, apresenta as dimensões deste trabalho de implementação, monitoramento e avaliação, além da formação para técnicos e outros profissionais da educação.

“Garantir a equidade de acesso e aprendizado para estudantes com deficiência é um desafio para as redes de ensino. É importante que as secretarias se debrucem sobre sua realidade com o objetivo de não deixar ninguém para trás, garantindo a acessibilidade, tendo diálogo com a comunidade e propondo estratégias pedagógicas inclusivas”, destaca a coordenadora de Implementação Municipal do Itaú Social, Sonia Dias.

Um dos municípios que já implementou a tecnologia é Itapevi, localizado na região metropolitana de São Paulo. “Permitiu aos participantes desconstruir a visão assistencialista para com os estudantes com deficiência. Nosso papel é o de derrubar barreiras e pensar maneiras de favorecer a aprendizagem, pois toda pessoa é capaz de aprender”, explicou a professora da rede municipal, Sandra Mara Robles Domingues, que lidera o Gerenciamento de Atendimento Educacional Especializado (Gaee). Segundo ela, um dos paradigmas quebrados nos encontros de formação foi o de que só os especialistas são detentores do saber. Todos os profissionais da escola são responsáveis pela educação especial.

Resultados esperados

  • Curto prazo: realizar diagnóstico e análise situacional da rede de ensino; elaborar plano de formação para educadores, definido e acordado na secretaria de educação; estruturar fluxos para o Atendimento Educacional Especializado; articular e alinhar todos os departamentos da secretaria de educação conceitualmente sobre inclusão; estabelecer processo de monitoramento e avaliação da tecnologia educacional com correções de fluxo e melhorias implementadas.
  • Médio prazo: profissionais da rede atuando na perspectiva inclusiva, considerando múltiplas formas de aprendizagem; rede de apoio com fluxo de atendimento elaborado e pessoas com deficiência do município mapeadas; Educação Especial na perspectiva inclusiva refletida nos planos político-pedagógicos das escolas de forma transversal; equidade e inclusão como princípios de toda a secretaria de educação;
  • Longo prazo: todas as crianças, jovens e adolescentes com deficiência em idade escolar matriculadas na rede de ensino; garantia de participação e aprendizagem; sucesso escolar ampliado para todos os estudantes.

Melhoria da Educação

O programa, desenvolvido há mais de 20 anos pelo Itaú Social, tem por objetivo contribuir com o fortalecimento das secretarias municipais de educação para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade. Em seu site, também estão disponíveis as tecnologias educacionais Gestão da Educação para a Equidade RacialPlanejamento estratégico e Gestão de pessoas e de recursos. Além disso, a plataforma oferece o Autodiagnóstico da Rede de Ensino, instrumento disponível para que os gestores avaliem diferentes aspectos da gestão de uma secretaria de educação.

Serviço
Tecnologia Educacional “Gestão inclusiva: pessoas com deficiência”
Público:
 Dirigentes municipais de educação, equipes técnicas das secretarias de educação
Conteúdo: implementação, monitoramento e avaliação de uma gestão inclusiva, apoiada nos seguintes temas: Diretos Humanos e Direito à Educação; Histórico do movimento pela conquista dos direitos das pessoas com deficiência; Gestão na perspectiva inclusiva e política pública; Acessibilidades e tecnologia assistiva; Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem; Estratégicas pedagógicas na perspectiva inclusiva e currículo; Rede de proteção e diálogo entre educação e saúde; Atendimento Educacional Especializado (AEE) e trabalho colaborativo.
Iniciativa: Itaú Social
Parceria técnica: Instituto Rodrigo Mendes
Gratuito

 

Fonte: Itaú Social 
Foto: Leonne Sá Fortes