Série de conversas formativas promove debate sobre a tecnologia na educação como um direito social e de aprendizagem
A pandemia revelou que o Brasil não está preparado ainda para oferecer aos estudantes experiências de aprendizagem mediadas pelas tecnologias. Pensando nisso, a Undime em correalização com o Instituto Alana promove, a partir do dia 10 de novembro, a série de conversas formativas Tecnologias na educação básica como um direito social e de aprendizagem.
O evento tem por objetivo aprofundar o debate sobre o papel da tecnologia na educação básica e as condições para que se efetive esse direito por meio de políticas de tecnologia educacional com visão ampla e sistêmica.
Ao todo serão quatro episódios com convidados para debater assuntos como: condições para a integração efetiva e com qualidade das tecnologias digitais na educação; relação das tecnologias digitais com a saúde e desenvolvimento das crianças; cultura digital e currículo da educação infantil; e os direitos das crianças no ambiente digital.
"Acreditamos que é preciso unir esforços para avançarmos quando falamos de tecnologia na educação. A pandemia nos mostrou muitas fragilidades nesse sentido e promover debates como esses é essencial para que gestores, diretores, professores e toda a comunidade escolar se apropriem do assunto e se qualifiquem", lembra Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP.
“O direito ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes passa pela garantia de oportunidades educativas mediadas por tecnologias de comunicação e informação ao longo de toda a educação básica. Além do acesso, redes públicas, sociedade civil organizada e academia têm um grande papel na qualidade dessa oferta, assegurando experiências éticas, saudáveis e criativas aos estudantes e fortalecendo a melhoria da educação de um modo geral, não apenas um uso instrumental e emergencial das TICs., afirma Raquel Franzim, diretora de educação e cultura da infância do Instituto Alana.
A série de conversas formativas será transmitida pelo Conviva Educação - plataforma gratuita da Undime de apoio à gestão da educação municipal - no Youtube e no Facebook. Os debates serão realizados sempre às 16h (horário de Brasília) e vão contar com tradução para a linguagem brasileira de sinais (libras). No canal do Facebook, haverá legendas.
Confira abaixo a programação completa com os temas de cada debate e as datas.
O acesso com qualidade à internet e as tecnologias digitais por toda a comunidade escolar se constitui como um direito social e de aprendizagem. Esse episódio tem como objetivo apresentar e debater uma visão sistêmica e as dimensões necessárias para se pensar políticas efetivas de integração das tecnologias digitais na educação básica.
O mundo cada vez mais conectado está promovendo mudanças significativas nas maneiras como as crianças vivem e aprendem. Essas mudanças trazem muitas oportunidades como novas formas de expressão, linguagem e interação e também muitos desafios como exposição a vários tipos de violência e violação de direitos no ambiente digital, principalmente para a primeira infância. Esse episódio tem como objetivo debater o papel e o impacto das tecnologias digitais no desenvolvimento integral das crianças.
Acesso à internet, seu uso qualificado e a participação na cultura digital integram o processo de alfabetização dos estudantes de todas as etapas de ensino do século XXI. A tecnologia é um direito de aprendizagem e de desenvolvimento integral da educação Infantil previsto pela BNCC. Esse episódio tem como objetivo debater o direito de aprendizagem e o papel da tecnologia e mídias digitais na educação infantil.
A relação da escola e da educação com a tecnologia precisa estar sempre a serviço dos direitos e do melhor interesse da criança. É imprescindível que toda a comunidade escolar acesse cada vez mais as oportunidades do ambiente digital e para isso, precisam saber enfrentar os riscos e desafios que as tecnologias digitais oferecem. O objetivo é debater sobre as orientações oficiais nacionais e internacionais para a regulação e implementação de políticas públicas que proporcionem uma relação segura, democrática e benéfica no ambiente digital para todas as crianças, adolescentes e sua rede de proteção.
Fonte: Undime