No momento do retorno às aulas, o UNICEF e a Undime reforçam a Busca Ativa Escolar de crianças excluídas das escolas pela covid-19 no Maranhão

Por UNICEF Brasil

04.08.2021
No momento do retorno às aulas, o UNICEF e a Undime reforçam a Busca Ativa Escolar de crianças excluídas das escolas pela covid-19 no Maranhão

Os 217 municípios do Estado do Maranhão já aderiram a Busca Ativa Escolar e agora a estratégia está sendo efetivada nas cidades por meio dos parceiros do UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação no Maranhão (Undime-MA) buscam, em diálogo com os 217 municípios maranhenses, reforçar a importância do retorno seguro às aulas e realizar a Busca Ativa Escolar, identificando crianças e adolescentes que não tiveram acesso ao processo de aprendizagem durante a pandemia ou que já se encontravam fora da escola antes dela.

Nesse sentido, foi realizado nos últimos dias 29 e 30 de julho, o XVIII Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação Seccional/Ma (Undime-MA), com o objetivo de fortalecer a parceria com o órgão na garantia de políticas educacionais no estado. Durante a ação, a estratégia da Busca Ativa Escolar (BAE), criada pelo UNICEF e a Undime, foi apresentada como uma metodologia social e tecnológica que tem sido disponibilizada para estados e municípios, com atenção ao cenário da pandemia da covid-19.

Os municípios que aderiram à BAE já passaram por mobilização e formação das equipes municipais para a Busca Ativa Escolar e agora estão no processo de implementação efetiva da estratégia que consiste na identificação e registro de crianças e adolescentes que não se mantiveram aprendendo durante a pandemia, ou que já estavam excluídos da escola antes dela; encaminhamento dos casos para os serviços da rede de proteção; condição para que crianças voltem a escola, rematrícula e acompanhamento.

A adesão à BAE já atingiu 100% dos 217 municípios do Estado do Maranhão e mais de 70% dos secretários de Educação que iniciaram sua gestão em 2021 já se beneficiam da estratégia. Com o advento da pandemia, as gestões tiveram que se adaptar ao cenário na busca constante por engajar crianças e adolescentes na nova rotina.

Por esse motivo, há uma atenção para o reforço da reabertura segura das escolas compreendendo a necessidade de um retorno gradual e planejado em formatos disponíveis para este momento. O formato híbrido permite ao aluno estar inserido nos espaços da escola e de modo remoto com auxílio das plataformas digitais.

“Estamos em um período no qual práticas que já eram habituais se tornaram ainda mais desafiadoras. Nesse contexto completamente novo, compreendemos a necessidade de oferecer aos gestores da educação um planejamento sistemático para uma reabertura em segurança das escolas, com o apoio da estratégia Busca Ativa Escolar. O UNICEF incentiva que a reabertura ocorra com a devida preparação orientada por protocolos sanitários. A BAE soma-se a esse esforço, para que possamos buscar crianças e adolescentes afetados negativamente por este cenário”, reforça a chefe do escritório do UNICEF em São Luís, Ofélia Silva.

O Fórum foi uma oportunidade para dialogar com o UNICEF e os demais parceiros que implementam a Busca Ativa Escolar nos municípios. Para o presidente da Undime/MA, Marcony Pinheiro, o momento foi importante para reforçar a estratégia com o UNICEF e avançar com as atividades.

“Estivemos reunidos com todos os secretários de Educação dos 217 municípios do estado do Maranhão, além dos técnicos das secretarias. A Undime tem fortalecido a educação municipal e avançado na Busca Ativa Escolar em 2021. A BAE saiu de dentro das Secretarias de Educação e foi, de fato, desenvolver ações articuladas com equipes para buscar o aluno em casa, com um diálogo com as famílias”, acrescenta.

A BAE é parte importante do Selo UNICEF

A nova edição do Selo UNICEF, lançada em junho, requer que os municípios implementem a Busca Ativa Escolar. Todos os municípios do Maranhão já são parte da BAE. Agora, pelo Selo UNICEF, poderão receber ainda mais apoio para melhorar a busca de crianças e adolescentes excluídos por diferentes motivos, incluindo os impactos diretos e indiretos da covid-19.

Para fazer parte do Selo UNICEF, os(as) gestores(as) municipais devem fazer sua adesão até o dia 8 de agosto, no site www.selounicef.org.br. Lançada no dia 21 de julho, a atual edição do Selo UNICEF no estado é uma ação articulada com o Governo do Estado do Maranhão, Tribunal de Justiça do Maranhão, Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Ministério Público do Maranhão e outros parceiros. O evento ocorreu no Palácio dos Leões, com transmissão ao vivo no canal do Governo do Estado do Maranhão no YouTube

O Selo UNICEF é uma iniciativa que visa, por meio de ações articuladas e intersetoriais, colocar os direitos de crianças e adolescentes no centro da agenda municipal. No Maranhão, a implementação do Selo UNICEF ocorre há 16 anos e, nesta edição, definiu-se como prioridade o apoio à mitigação dos impactos da covid-19 na vida de crianças e adolescentes. Os municípios e interessados podem obter mais informações sobre o Selo UNICEF contatando a equipe do Instituto Formação, parceiro técnico do UNICEF no Maranhão, pelo número (98) 97000 2765.

Fonte: UNICEF Brasil
https://uni.cf/3xm1hoJ