Instituto Unibanco lança Ciclo de Webinários 2021 - Educação para Juventudes

Por Instituto Unibanco

15.03.2021 | Atualizado: 15.03.2021
Instituto Unibanco lança Ciclo de Webinários 2021 - Educação para Juventudes

Iniciativa busca contribuir para a ampliação de repertórios sobre a gestão da educação. Primeiro encontro tratará das políticas educacionais em meio à pandemia

Na próxima quarta-feira (17), o Instituto Unibanco, com apoio das Secretarias de Educação de seus estados parceiros (Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí e Rio Grande do Norte) e entidades do Terceiro Setor, lança o Ciclo de Webinários 2021: Educação para Juventudes, série de encontros que busca contribuir para a ampliação do debate sobre gestão em educação. Com transmissão ao vivo pelo canal do Instituto no Youtube e tradução em libras, os eventos acontecerão semanalmente, às quartas-feiras, a partir das 16h.

O primeiro webinário, no próprio dia 17, tratará de “Políticas educacionais em meio à pandemia”, com a participação de Vitor de Ângelo, presidente do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed); Idilvan Alencar, Deputado Federal (PDT-CE) e membro da Frente Parlamentar Mista da Educação; Edneia Gonçalves, coordenadora executiva adjunta na Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação; e Maria Elza da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Bonito (PE). A abertura e a moderação ficam a cargo de Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco.

“O ano de 2021 será ainda mais desafiador para os gestores, educadores, estudantes e suas famílias, uma vez que seguimos vivendo em uma pandemia e que a promoção do ensino híbrido ainda é um desafio para todos e todas. Deste modo, este ciclo de webinários pretende tratar de temas fundamentais para a redução da evasão escolar e das desigualdades aprofundadas pela crise”, explica Henriques.

Para trazer ainda mais o contexto do dia a dia da gestão, o ciclo terá, entre os palestrantes convidados, profissionais das redes de educação parceiras do Instituto no programa Jovem de Futuro, que tem como foco a melhoria da aprendizagem no Ensino Médio por meio da gestão da educação. Os profissionais abordarão temas e experiências concretas para promover a melhoria da aprendizagem entre os jovens.

“Com esses webinários, pretendemos estimular também o compartilhamento de práticas e a formação entre pares, com foco no apoio aos educadores e gestores de educação nos processos de retomada de atividades presenciais ou híbridas nas escolas, buscando garantir o direito à aprendizagem de todas e todos os estudantes”, explica Maria Julia Azevedo Gouveia, gerente de implementação de projetos do Instituto Unibanco.

Serviço: Webinário – Políticas educacionais em meio à pandemia
Data: 17 de março (quarta-feira)
Plataforma: Canal do Instituto Unibanco no YouTube
Link: https://www.youtube.com/watch?v=LlryLEWRyOQ

Sobre o Jovem de Futuro

Principal iniciativa do Instituto Unibanco, tem foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, sua permanência na escola e na redução das desigualdades educacionais por meio da gestão da educação. É implantado em parceria com as secretarias estaduais de educação, por meio de acordos de cooperação, sem transferência de recursos financeiros. Lançado em 2007, o Jovem de Futuro já impactou aproximadamente 3 milhões de estudantes e as atividades de mais de 3 mil escolas públicas de 11 redes estaduais de ensino. Atualmente, o programa tem parceria com seis estados (CE, ES, GO, MG, PI e RN).

Sobre o Instituto Unibanco

O Instituto Unibanco é uma instituição sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública no Ensino Médio, por meio da gestão. Seu objetivo é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem e a redução das desigualdades educacionais. Sua atuação é baseada em evidências valorizando a diversidade e acelerando transformações por meio da gestão. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco.

Fonte: Instituto Unibanco