Iniciado período de retificação da 2ª etapa do Censo Escolar 2021

Por Inep

05.04.2022
Iniciado período de retificação da 2ª etapa do Censo Escolar 2021

Escolas têm até o dia 18 de abril para alterar ou complementar informações da Situação do Aluno do Censo Escolar 2021 no Sistema Educacenso

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou, nesta segunda-feira, 4 de abril, o período para as escolas conferirem e, se necessário, retificarem as informações referentes à segunda etapa do Censo Escolar 2021, a Situação do Aluno. As escolas também podem inserir informações não declaradas durante a coleta. Os procedimentos devem ser realizados até o dia 18 abril, pelo Sistema Educacenso.

Nessa etapa do Censo Escolar, são apuradas informações sobre o movimento (transferido, deixou de frequentar ou falecido) e o rendimento (aprovado ou reprovado) dos alunos, ao término do ano letivo de 2021. A partir desse levantamento, o Inep publica as taxas de rendimento, que são fundamentais para a verificação e o acompanhamento dos dados das escolas e dos municípios. Os resultados finais da segunda etapa do Censo Escolar 2021 serão divulgados em maio de 2022.

Pesquisa educacional – A coleta da pesquisa “Resposta educacional à pandemia de covid-19”, que faz parte da segunda etapa do Censo Escolar 2021, também termina no dia 18 de abril. A declaração da pesquisa deverá ser realizada por todas as escolas, no Sistema Educacenso. Esta é a segunda vez que o Inep aplica o questionário, com o objetivo de levantar informações sobre as estratégias adotadas pelas escolas para lidar com os desafios impostos pela pandemia no Brasil.

Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações educacionais realizadas pelo Inep. O Censo Escolar também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo acompanhar a efetividade das políticas públicas.

Essa compreensão é proporcionada por meio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros. Todos são calculados com base nos dados do Censo Escolar e parte deles servem de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE).

Acesse o Sistema Educacenso

Acesse a Cartilha do Módulo Situação do Aluno 2021