Escolas municipais do Rio Grande do Sul e Pernambuco são finalistas em prêmio internacional que reconhece melhor escola do mundo

Por Undime

27.09.2022 | Atualizado: 04.10.2022
Escolas municipais do Rio Grande do Sul e Pernambuco são finalistas em prêmio internacional que reconhece melhor escola do mundo

Escolas são de Novo Hamburgo/RS e Cabrobó/PE; votação contempla cinco categorias e está aberta ao público até o dia 2 de outubro

A Escola Municipal de Ensino Básico Prof. Adolfina J.M. Diefenthäler, em Novo Hamburgo/RS, e a Escola Municipal Evandro Ferreira dos Santos, em Cabrobó/PE, são finalistas no World's Best School Prizes (Prêmios de Melhor Escola do Mundo).

“É motivo de orgulho muito grande para a nossa cidade, para a rede pública municipal, estar num prêmio como esse! É emocionante e traz um [sentimento de] orgulho para a educação pública, seja em nossa cidade, no Rio Grande do Sul, e também para o Brasil. Ser finalista, entre os melhores do mundo… é difícil de descrever a sensação que a gente tem”, relata a Dirigente Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS, Maristela Ferrari Ruy Guasselli, que também é presidente da Undime/RS.

A premiação World's Best School Prizes identifica, reconhece e celebra as práticas líderes e inovadoras das escolas que tiveram um impacto real na vida de alunos e da comunidade. A proposta é buscar democratizar a experiência escolar, oferecendo às instituições a oportunidade de compartilhar e celebrar as conquistas e contribuições para um progresso social mais amplo, ao tempo em que incentiva o compartilhamento de histórias para que possam inspirar outras.

São cinco categorias: Colaboração da comunidade; Ação ambiental; Inovação; Superando a adversidade; e Apoiando vidas saudáveis. As cinco escolas vencedoras receberão cada uma US$ 50.000 dólares.

“Ainda estou em estado de choque! Independentemente do resultado, toda a nossa equipe está muito feliz, porque estamos vendo a transformação de dentro para fora. Estamos vendo que os estudantes estão orgulhosos de todo o processo, toda a cidade está envolvida e mobilizada com a premiação”, declarou Pedro Kaio, Dirigente Municipal de Educação de Cabrobó/PE.

As duas escolas brasileiras concorrem em categorias diferentes. A escola de Novo Hamburgo, é finalista na categoria "Colaboração da Comunidade" que reconhece as escolas que colaboraram e desenvolveram parcerias com sua comunidade para ter uma abordagem integrada para ajudar cada um de seus alunos a buscar uma abordagem integral da criança baseada na equidade e na inclusão. A instituição tem 605 alunos e se destacou pelo modelo de gestão comunitária, chamado de "Gestão Democrática", onde pais, alunos e professores são parte do processo de educação e têm suas demandas escutadas por meio de processos participativos.

“Um ponto muito interessante é que o projeto traz grande repercussão na aprendizagem dos estudantes à medida que eles têm participação direta nas decisões e isso reflete também na presencialidade, isto é, o aluno não evade, ele vem para a escola, ele quer estar ali, se sente importante e participativo", conta Maristela.

Também são finalistas nessa categoria uma escola do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e outra da índia.

Assista ao vídeo que conta um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Básico Prof. Adolfina J.M. Diefenthäler, Novo Hamburgo/RS:





Escola Municipal Evandro Ferreira dos Santos, Cabrobó/PE (Foto: Pedro Kaio/arquivo pessoal)

A Escola Municipal Evandro Ferreira dos Santos, em Cabrobó/PE, concorre na categoria "Superando a adversidade" que reconhece as instituições que, enfrentando desafios e obstáculos, apoiam e desenvolvem as crianças nos tipos de competências socioemocionais para assegurar o seu crescimento pessoal e da escola enquanto comunidade. Foi desenvolvido um projeto de ação de alfabetização e motivação de mães, o que acabou resultando também na melhora do desempenho dos filhos, pois elas passaram a se interessar mais pela educação das crianças.

O projeto surgiu durante a pandemia da covid-19, segundo explicou Pedro Kaio. Intitulado “Distantes sim, desconectados não!” a proposta foi conectar mais os estudantes e os responsáveis e uma das ramificações desse projeto foi a ação com as famílias. A escola atende 150 alunos do 6º ao 9º do ensino fundamental e está localizada em um bairro carente do município. De acordo com o dirigente, com a iniciativa, houve uma mudança de perspectiva da comunidade escolar sobre o envolvimento no processo de educação das crianças.

Nessa categoria, também são finalistas uma escola da África do Sul e outra de Uganda.

Assista ao vídeo que conta um pouco mais sobre o trabalho da Escola Evandro Ferreira Dos Santos, em Cabrobó/PE:

Para votar

A votação é aberta ao público e deve ser realizada por meio do site do World's Best School Prizes até o dia 2 de outubro. É possível dar até cinco votos, um por categoria de prêmio.

O Prêmio é uma iniciativa da T4 Education e, entre empresas e instituições, conta com apoio da Fundação Lemann.

 

Fonte: Undime