Encerra dia 30 de novembro prazo para Secretarias de Educação elaborarem plano de ação do Programa Primeira Infância

Por Undime

29.11.2022
Encerra dia 30 de novembro prazo para Secretarias de Educação elaborarem plano de ação do Programa Primeira Infância

Período para as escolas indicadas confirmarem, no PDDE Interativo, o interesse em participar do programa vai até às 18h desta terça, 29 de novembro

As secretarias de educação têm até quarta-feira, 30 de novembro de 2022, para elaborar o Plano de Ação referente ao Programa Primeira Infância, do Ministério da Educação. A ação deve ser realizada no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) e é essencial para orientar as unidades escolares no planejamento de suas ações.

De acordo com o MEC, 4.626 secretarias aderiram ao programa e todas elas vão receber apoio técnico. Para tanto, é necessário que elaborem o Plano de Ação conforme os três eixos do programa - (I) avaliação e monitoramento da implementação dos Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil; (II) Gestão, Liderança e Fortalecimento Institucional; e (III) currículo e práticas pedagógicas.

Foi prorrogado de 28 para 29 de novembro o prazo para a confirmação das escolas que foram indicadas, no PDDE Interativo, o interesse em participar do programa. No entanto, a prorrogação vai somente até às 18h (horário de Brasília).

Depois de confirmar o interesse, caberá às escolas elaborar um Plano de Atendimento Escolar (PAE) também no PDDE Interativo. Segundo proposta do MEC, esse plano deve ser elaborado ainda no primeiro semestre de 2023 e deve estar alinhado ao Plano de Ação elaborado pela secretaria de educação.

Sobre o Programa
O Programa Primeira Infância, lançado em 17 de maio por meio da Portaria nº 357 de 17 de maio de 2022, tem o objetivo de promover (em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios), iniciativas que elevem a qualidade da educação infantil e potencializem o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos de idade.

Dúvidas
A Coordenação-Geral de Educação Infantil do Ministério da Educação está disposição para esclarecer dúvidas e passar mais informações por meio do endereço eletrônico primeirainfancia@mec.gov.br ou pelo telefone 0800 616161.

Clique e acesse o tutorial para adesão ao Programa Primeira Infância na Escola

Clique aqui e acesse o caderno técnico, elaborado pelo MEC, com informações sobre o Programa. 

 

Fonte: Undime
Foto: Freepik