Dia "D" Busca Ativa Escolar

Por Conviva Educação

07.10.2022
Dia "D" Busca Ativa Escolar

A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) de Cumaru (PE), por meio da Busca Ativa Escolar, realizou uma reunião de alinhamento para planejamento de ações em rede. O encontro foi no dia 12/07/2021 no espaço da Escola Municipal de Cumaru, e teve o objetivo de planejar ações para evitar e/ou diminuir a evasão e o abandono escolares nas escolas públicas municipais. O evento contou com a participação de representantes do Poder Executivo, Poder Legislativo, Secretaria de Assistência Social e Trabalho, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Tutelar, da escola estadual EREM Manoel Gonçalves de Lima e das escolas da rede municipal, com a participação de gestores, coordenadores e professores.

Ao longo da reunião foram programadas ações para serem vivenciadas no período de 23/07/2021 a 12/08/2021, como parte do Movimento Dia "D" Busca Ativa Escolar.

A partir do que foi alinhado/planejado no encontro, foram definidas as seguintes ações:

- Distribuição de panfletos e fixação de cartazes  nos estabelecimentos comerciais e nas principais instituições públicas da cidade. Esta ação foi realizada no dia 23/07/2021, das 09:00 às 11:00 nas principais ruas da cidade, com o objetivo de divulgar a estratégias e estabelecer parcerias com o comércio local e demais instituções;

- Divulgação com o carro de som e distribuição de panfletos aos feirantes e ao público da Feira Livre Municipal, realizada tanto no centro da cidade, quanto no distrito de Ameixas. Sendo realizada no dia 25/07/2021, das 07:00 às 09:00, e 31/07/2021, das 07:00 às 09:00,  com o objetivo de divulgar, sensibilizar e engajar a comunidade local na estratégia;

- Transmissão do Minuto Busca Ativa Escolar na Rádio Comunitária Redento FM, às 10:00 horas do dia 11/08/2021. Esta iniciativa  foi um espaço criado dentro do programa Cidadania em Foco, com a participação da Secretária Municipal de Educação, professora Zeneide Medeiros; da Diretora de Ensino e gestora política da estratégia, Josilene Rejane; da Secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho, Elizabete Monetiro; da coordenadora operacional da estratégia, Ana Patrícia; e do Diretor da EREM Manoel Gonçalves de Lima, professor Valcílio Bento. A ação teve por objetivo levar informações da Busca Ativa Escolar, bem como esclarecer dúvidas sobre a participação dos estudantes e de suas famílias nas atividades desenvolvidas pelas escolas em período de suspensão de aulas presenciais;

- E apresentação da estratégia na Câmara de Vereadores no dia 12/08/2021, às 17:00. A ação denominada Busca Ativa Escolar na Tribuna Popular, teve como objetivo apresentar a estratégia aos representantes do Poder Legislativo Municipal, estabelecer parcerias entre os mesmos, e sensilizar e mobilizar famílias e estudantes quanto à participação nas atividades escolares. Esta mobilização foi realizada no espaço disponibilizado na Câmara Municipal, além de divulgação feita via redes sociais  da instituição e da TV Cumaru News.

Para desenvolver as ações propostas foi necessária a participação de profissionais da SEMEC, Centro de Referência de Assistência Social  (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social  (CREAS), Saúde, Conselho Tutelar,  escolas estaduais, escolas municipais e das igrejas evangélicas Assembléia de Deus e Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Vale ressaltar que além dessas ações pontuais, realizou-se ao longo do ano de 2021 ações de divulgação nas redes sociais da prefeitura, das secretarias municipais e das escolas.  Para a divulgação foram utilizados cards, vídeos institucionais e textos informativos sobre a Busca Ativa Escolar e ações da educação municipal como um todo.  Também foram realizadas, junto às escolas de maior porte, reuniões com os pais e responsáveis de estudantes que possuíam pouca ou nenhuma participação nas atividades escolares ao longo do ano letivo.

A partir das ações desenvolvidas, a comunidade local passou a participar e engajar-se mais na estratégia. Com isso, aumentou o número de estudantes e de famílias que passaram a procurar as escolas para participar das aulas e atividades escolares. Igualmente, houve um aumento expressivo na quantidade de informações recebidas pela equipe da Busca Ativa Escolar, referente à casos de abandono ou risco de abandono escolar.

As informações sobre o risco e/ou abandono escolar recebidas pela equipe da estratégia foram acolhidas e averiguadas junto às escolas. Em seguida, os alertas foram encaminhados à plataforma para serem devidamente registrados e estudados conforme o contexto de cada caso/situação. A plataforma Busca Ativa Escolar possibilita uma visão ampla e detalhada de cada face que compõem as causas da exclusão  escolar,  tendo em vista as disposições geográficas, econômicas, culturais e sociais do município.

Diante do que foi desenvolvido, percebeu-se que a adesão à Busca Ativa Escolar foi de grande ajuda para a educação municipal, sobretudo, no período de suspensão de aulas presenciais devido à pandemia de covid 19. A partir da estratégia, é possível acompanhar e monitorar com maior precisão a situação da evasão/abandono escolar no município.

Texto publicado por Ana Patrícia Da Silva na plataforma Conviva Educação.