Caravana Gestão Cidadã e a Busca Ativa Escolar

Por Conviva Educação

07.10.2022
Caravana Gestão Cidadã e a Busca Ativa Escolar

O município de Serra Caiada, no Rio Grande do Norte (RN), utilizou o projeto Caravana Gestão Cidadã para realizar ações de busca ativa nas comunidades rurais, com o objetivo de encontrar alunos que deixaram de frequentar a escola durante a pandemia.

Nesse projeto, a administração mobiliza os diversos setores do serviço público municipal, fazendo com que os serviços oferecidos direto ao cidadão na zona urbana também sejam realizados aos moradores da zona rural, sem que estes precisem se deslocar à cidade.

No âmbito educacional, foi incluída a ação relativa à estratégia Busca Ativa Escolar, onde uma equipe fez visitas às residências das localidades atendidas, com o objetivo de fazer levantamentos de crianças e adolescentes que se encontravam fora da escola.

No período em que as aulas presenciais estiveram suspensas, essa equipe fez a entrega de atividades escolares impressas, auxiliando as escolas a atenderem aos estudantes nas mais diversas maneiras e estratégias de manutenção de vínculo e continuidade dos estudos e conseqüente aprendizagem. As escolas públicas do município enviaram representantes para identificar estudantes da rede municipal ou estadual em risco de abandono, que perderam o vínculo escolar ou que não estavam matriculados.

A comunidade também se envolveu na ação e a sociedade civil participou por meio de sindicatos, Conselho Tutelar e Conselhos Escolares. Como alguns desses representantes possuem registro na plataforma da Busca Ativa Escolar, viabiliza a emissão de alertas. E aqueles que não são registrados, entram em contato com a equipe para informar sobre casos de crianças ou adolescentes fora da escola. Os agentes de saúde do município também são cadastrados como agentes comunitários na plataforma, emitindo alertas quando encontram alguma criança ou adolescente que precisa ser reinserido no ambiente escolar.

Pensando em mobilizar a comunidade e alcançar as famílias, a equipe realizou ações de sensibilização por toda a comunidade, com uma ampla divulgação nas redes sociais das escolas da região, da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura de Serra Caiada (RN).

Essa mobilização apresentou um resultado consideravelmente positivo, pois foi possível trazer muitas crianças e adolescentes que não estavam estudando de volta à escola, fazendo-lhes o acompanhamento e lhes garantindo o acesso e a permanência escolar.

Em nosso município, a utilização da plataforma Busca Ativa Escolar consta como meta do Plano de Ação, e a Coordenadora Operacional faz a atualização da plataforma mensalmente, além de manter a equipe sempre informada para monitorar e acompanhar cada alerta e caso encontrados.

Texto publicado por Lucilene Patricia Leite na plataforma Conviva Educação.