Busca Ativa Escolar em Igrejinha – RS

Por Conviva Educação

21.07.2021
Busca Ativa Escolar em Igrejinha – RS

No período de matrícula do ano letivo 2021, observamos que 149 alunos da nossa rede não fizeram a rematrícula. Em nosso município temos cerca de 5 mil crianças e adolescentes matriculados, e nunca tivemos um número tão grande de alunos em evasão escolar. Então enquanto rede, pensamos em uma ação para minimizar este dano causado a toda a sociedade.

Para fazer com que esses estudantes retornassem ao ambiente escolar, o município aderiu à estratégia Busca Ativa Escolar. Segundo Cristiane Martin, nossa Secretária de Educação, a iniciativa é essencial pois busca garantir o direito da criança e do adolescente à educação.

Para inserir esses estudantes novamente no ambiente escolar, nós organizamos uma BUSCA ATIVA dos alunos da Rede Municipal que não fizeram a rematrícula. Entre os dias 12 e 16 de abril, às auxiliares de educação do nosso município que assumiram a função de Agentes Comunitárias da estratégia, devidamente identificadas, visitaram as famílias para entender os motivos do abandono escolar e dar auxílio para garantir o retorno e permanência escolar de cada uma dessas crianças e adolescentes.

 Foi a primeira vez que realizamos essa ação, e a assistente social fez as devidas orientações com as famílias para entender os motivos dos estudantes não retornarem à escola, para então fazer os devidos encaminhamentos e conseguir rematricular cada um.

Após a busca por crianças e adolescentes, fizemos uma ação voltada para a etapa de creche, pois consideramos as matrículas baixas neste ano. Conseguimos os dados das crianças nascidas nos últimos 12 meses, e de 504 crianças, cerca de 174 já haviam feito a inscrição em EMEIs. Assim como foi feito com os alunos do Ensino Fundamental, as agentes da Educação visitaram as famílias das crianças que não estavam nas EMEIs para oferecer a educação infantil - etapa creche.

A ação foi nas seguintes etapas:

- Indicação das auxiliares de educação que assumiram a função de Agentes Comunitárias da estratégia;

- Reunião com orientações sobre o processo com agentes, SE e assistente social da SE;

- Colocação de material explicando a ação nas redes sociais da SE visando mobilizar e informar a sociedade civil;

- Visitação nas casas das famílias para buscar as informações preenchendo um documento;

-Devolver na SE o documento devidamente preenchido;

-Análise e ações da assistente social;

- Retorno para cada escola.

Por meio da plataforma Conviva Educação tivemos acessos a textos e documentos que ajudaram a nossa secretaria a se adaptar ao atual cenário e documentos e orientações a respeito da Busca Ativa Escolar.

A implementação da estratégia Busca Ativa Escolar em nosso município trouxe resultados positivos. Após essa ação de busca, conseguimos rematricular 89 crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos que estavam fora da escola e 67 crianças em creches. Agora, nosso objetivo é continuar trabalhando para que todas as crianças e adolescentes em Igrejinha tenham o direito à educação garantido!

Texto publicado por Cristiane Veridiana Martin na plataforma Conviva Educação.