Aula presencial: hora de reverter a evasão

Por Busca Ativa Escolar

29.10.2021 | Atualizado: 29.10.2021
Aula presencial: hora de reverter a evasão

A retomada às aulas presenciais em um cenário pós-pandemia e a busca ativa de crianças e adolescentes como prioridade para reverter a evasão escolar foi o assunto da entrevista que a pedagoga e oficial de educação do UNICEF no Brasil, Júlia Ribeiro, concedeu à jornalista Renata Lo Prete, no podcast O Assunto, no dia 19/10/21. 

Na oportunidade, ela destacou que a evasão escolar atinge o futuro, principalmente, de estudantes pobres, negros, pardos e indígenas, e os que vivem nas regiões Norte e Nordeste e nas áreas rurais. Júlia lembrou que em 2020 mais de 5 milhões de crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, não tiveram acesso à educação, o que levou o UNICEF a alertar para o risco de o país retroceder duas décadas no que se refere ao acesso à educação.  

 “É fundamental que a gente olhe para a questão da exclusão, sobretudo para uma integração das políticas, porque não vai ser somente a educação quem vai dar conta dessa questão. Mas é fundamental que a educação também esteja junto”, declarou.

O podcast também destaca a Busca Ativa Escolar como estratégia potente para apoiar governos no enfrentamento do abandono e da exclusão escolares.

Quer ficar por dentro de tudo que rolou na entrevista? Confira aqui.