1ª Ação da SEMECTI - LORETO NA BUSCA ATIVA ESCOLAR

Por Conviva Educação

13.07.2021
1ª Ação da SEMECTI - LORETO NA BUSCA ATIVA ESCOLAR

A pandemia não revoga o direito à educação, que  é um dos pilares capazes de mudar o mundo. Por isso o Governo Cidadão, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência Tecnologia e Inovação (SEMECTI), mobilizou junto  com a equipe da Busca Ativa Escolar a 1ª Ação de busca aos alunos em abandono ou risco de abandono escolar. Para a secretaria, a manutenção do vínculo com a escola mais do que nunca é necessária para garantir a aprendizagem, e por isso, é essencial que todos os alunos estejam na escola e estudando!

Para planejar a ação, foram mobilizados diversos representantes de seguimentos da administração pública, como Secretaria de Saúde, Assistência Social, Agentes Comunitários  e vários outros seguimentos sociais. Após montagem da equipe  e cadastro na platarfoma da estratégia, as escolas fizeram um levantamento dos alunos com ausência de participação nas atividades educacionais não presenciais e alunos não matriculados no ano letivo de 2021.

Os dados foram levantados pelas próprias escolas, além da Secretaria de Assistência Social e Saúde, trabalhando de forma intersetorial. Com base nessa lista, foram elaborados formulários com metas de ação e roteiro das buscas.

A 1ª Ação foi mobilizada vias redes sociais, rádio local e carro de som, utlizando os produtos disponíveis na campanha da Busca Ativa Escolar. No dia da ação, a equipe se reuniu em frente a Secretaria de Educação com camisetas personalizas e cartazes, para então fazer uma pequena mobilização pela cidade com palavras de ordem, música animada e chamativa e em seguida, realizou as visitas nos bairros da cidade com os maiores números de crianças fora da escola.

Por meio da plataforma Conviva, a equipe teve acesso a vídeos e palestras informativas sobre a importância de encontrar os alunos em evasão ou abandono, e a manutenção do vínculo com a escola. Também foram utilizadas videoconferências, informações e formações que a plataforma disponibiliza, e que são muito úteis para desenvolver o trabalho não só da estratégia, mas da educação como um todo no município.

Como resultado da Busca Ativa Escolar, foram encontrados boa parte desses estudantes, e foi possível diagnosticar o motivo da ausência deles nas aulas remotas, o que fortaleceu o vínculo entre família e escola, possibilitanto a equipe a traçar metas para a solução dos problemas encontrados.

A primeira ação foi feita no mês de maio, e desde estão estão sendo realizadas várias visitas em busca desses alunos. A secretaria vai continuar trabalhando com a Busca Ativa Escolar e as ações vão continuar ao longo do ano para garantir a permanência de crianças e adolescentes no ambiente escolar em Loreto.

Texto publicado por Maria Stella Gomes Bringel na plataforma Conviva Educação.